Bom dia, Doutora! "Como estudar melhor"


Quem entrou no consultório era um jovem de 19 anos, olhos negros e arregalados, e logo ele disse ,Doutora estou aqui porque estou estudando muito para passar no ENEM e em um concurso, mas não estou estudando como eu gostaria,o que eu devo fazer? Tem algum remedinho aí para me ajudar a estudar mais?

Pedi para ele me contar como era a sua rotina.

E ele disse:

Acordo as 6 horas da manhã,chego ao colégio as 7 horas. A aula termina as 12.30, faço um lanchinho por lá, tomo refrigerante e como um salgadinho, meu estômago vive doendo. Depois almoço correndo, minha mãe me pede para comer melhor, mas eu só gosto de arroz, bife e batata frita. Geralmente começo estudar as 14 horas, estudo até as 18 horas, sem parar. Neste momento já não consigo entender mais nada. Faço um lanche e aí vou ver meu facebook, em geral fico de duas a três horas, tenho uma namorada que mora em Angola, bem eu ainda não a conheço pessoalmente. Eu teclo com os meus amigos, a gente jogava futebol mas agora é só estudar. Ás 22 horas volto a estudar, tomo energéticos e vou até a 1 hora da manhã, mas não consigo aprender quase nada.Não estou dormindo bem , acordo cansado. No final de semana durmo até as 8 horas, sou esforçado não saio de casa. Não é justo eu não me sair bem nas provas.

Você sabia que hoje em dia já esta provado que existem vários fatores que protegem nosso cérebro,são fatores que nos propiciam um melhor rendimento ou seja melhoramos nosso rendimento em todas as esferas:a atenção, a memória e até a inteligência.

Deixe eu te explicar melhor:

-O sono é super importante, pois durante o sono é que nosso cérebro descansa e se reorganiza, ou seja é a hora da faxina devemos dormir bem à noite, você já ouviu falar que na Espanha existe a hora da siesta, que eles dormem à tarde para recompor as energias, pode ser meia hora que fará toda a diferença, seu cérebro ficará novinho em folha, mas nada de exagero.

Fazermos atividades que nos deixe felizes,uma das mais importante são os exercícios físicos.

Darmos boas gargalhadas de vez em quando com um ente querido.

A alimentação saudável nos propicia os elementos fundamentais para que aumentemos nosso rendimento. Os alimentos são as nossas fontes de energia. É como a gasolina se ela é pura e boa, o carro fica ótimo, mas se colocarmos gasolina adulterada em nosso carro ele perde o rendimento e pode até provocar uma pane.

O que você pensa de tudo isso?

É acho que estou fazendo tudo errado, mas agora vou tentar mudar vou dormir melhor, vou correr um pouquinho todo dia, bater uma bolinha por uma hora com meus amigos no final de semana. É acho que vou ter que ficar menos nos bate papos da internet.

Vou te dar umas dicas: durma meia hora depois do almoço e para cada hora estudada descanse dez minutos.

Fazendo assim te garanto que você terá um rendimento muito melhor. Os remedinhos não vão te dar tanto benefícios e podem te prejudicar e causar dependência.

É doutora você me convenceu. Vou me cuidar melhor e arrasar nas provas. Bom dia Doutora.

Depois que João saiu do consultório comecei a lembrar dos meus tempos do vestibular e da faculdade. Eu passei no vestibular na segunda tentativa, na primeira tentativa fui muito mau em redação, daí não passei. No segundo ano fiz aula extra de redação, aí passei. Entrei na faculdade em 1983. Na faculdade eu estudei muito mais que no cursinho pré-vestibular. Mas até chegar na faculdade foi muito mais sofrido, sou de uma família humilde e passar no vestibular era a única chance de ter uma vida melhor, foi terrível a incerteza do meu futuro. Meus pais sempre me estimularam estudar e me ajudaram muito e quando passei no vestibular foi só alegria e lágrimas minha e de meus pais.

Na faculdade eu varava noite, por fim eu já estava exausta e me sentia como um papagaio e me sentindo péssima. Eu tinha um colega que jogava futebol, não varava a noite como eu e acredite ele tirava as notas semelhantes as minhas, eu na minha “meninice” achava que não era justo comigo. Um dia tive coragem e perguntei como ele fazia tanta coisa e se saia bem nas provas. Ele respondeu “que ele tinha hora para tudo; estudar, jogar bola e dormir bem", mas eu continuei a varar noites, mudar velhos hábitos é muito difícil.

Depois descobri que ele estava certo,tudo teria sido muito mais fácil e eu não ficaria tão ansiosa e com uma bruta gastrite para chegar no mesmo ponto que meu amigo chegou, e eu teria sido muito mais feliz .

“Tudo tem a sua ocasião própria , e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3.1.

#Psiquiatria #Eulalia #Psiquiatra #Jacareí

Destaques
Recentes